© Manuel Dias SAAL Olhão

JOÃO DIAS – Operações SAAL

CCL – Centro Cultural de Lagos
Qui 1 AGO, 21h30

Documentário / PT (2007)

As Operações SAAL é o mais completo, abrangente e emocionalmente rico documento de um período crítico do Pais e da sua história recente.
Em 1974 / 75, um projecto de habitação envolveu arquitectos e população numa iniciativa única e revolucionária. Os pobres conquistavam casas que eles próprios construíam, e a arquitectura portuguesa dava um passo ímpar na sua afirmação dentro e fora de portas.
Trinta anos depois, as memórias filmadas dos actores destes processos ajudam a entender as repercussões sociais e culturais das Operações SAAL, ao mesmo tempo que um extenso acervo documental inédito ajudará a reflectir sobre os caminhos que a arquitectura e o urbanismo têm percorrido desde essa altura.
Alguns dos projectos mais conhecidos foram a Meia-Praia em Lagos, o Bairro da Bouça no Porto, e o Bairro da Liberdade em Lisboa, envolvendo nomes da Arquitectura como Siza Vieira, Manuel Vicente ou Souto Moura, entre outros.

João Dias Nascido em Faro em 1976, fotógrafo, surgiu a público com o documentário As (2007), exibido publicamente pela Midas em 2009 – um filme de 100 min. sobre as brigadas de construção de “casas decentes para o povo” que envolveram arquitectos e populações locais em 1974/1975.
O autor considera-se um “localista” e refere a importância de Edgar Pêra e Pedro Costa (junto de quem trabalhou entre 1998 e 2009) na sua formação autodidata.