© Babettte Cole

SÉRGIO PELÁGIO – Histórias Magnéticas

TEL - Teatro Experimental de Lagos
Sex 17 AGO, 18h00

Espectáculo para famílias e crianças dos 6 aos 10 anos

Histórias Magnéticas é um projecto de Sérgio Pelágio que consiste na composição de bandas-sonoras para histórias infantis. O resultado é uma história-contada-concerto para guitarra eléctrica (Sérgio Pelágio) e voz (Isabel Gaivão).
Nungu e a Senhora Hipopótamo de Babette Cole, conta a história de um menino africano determinado em fazer voltar a água à sua aldeia que tinha sido engolida por uma hipopótamo zangada. Nungu parte sozinho pela selva à procura da hipopótamo e, com a ajuda da sabedoria do seu velho avô, consegue fazê-la devolver a água ao leito do rio seco levando de novo a alegria ao povo de Tubu.
É a quarta História Magnética e a nossa primeira incursão numa cultura não ocidental, neste caso a africana, o que originou uma partitura musical e uma narração inspirada nos ritmos e melodias desse continente.

Composição e guitarra barítono: Sérgio Pelágio
Narração: Isabel Gaivão
Produção Executiva: Sérgio Pelágio e Vânia Faria
Co-Produção: Centro Cultural de Redondo

Iniciou os seus estudos musicais em guitarra clássica com 12 anos. Mais tarde descobriu o Jazz e a música improvisada e tocou, entre outros, com David Liebman, Andy Sheppard, Graham Haynes, Frank Lacy, Norma Winston, John Abercrombie, Sylvia Cuenca, Mário Franco, Bernardo Sassetti e Mário Laginha, com quem gravou o CD Hoje (1994).
A partir de 1990 inicia uma série de colaborações na área da dança, tendo composto bandas sonoras para espectáculos de Paulo Ribeiro, Sílvia Real, Vera Mantero, Francisco Camacho, Paula Massano, João Galante, entre outros. Criou em 2009 o projecto “Histórias Magnéticas” que consiste na composição de bandas sonoras para contos para a infância, com ampla circulação nacional.
Tem dirigido vários cursos de sonorização para teatro e dança (Fórum Dança, NEC e Gulbenkian) e é professor de guitarra na escola de Jazz do Hot Clube de Portugal.