COLIN STETSON

Teatro das Figuras
Sex 28 OUT, 21h30

CO-PRODUÇÃO TEATRO DAS FIGURAS

O saxofonista e compositor americano Colin Stetson ocupa um lugar único na cena musical contemporânea.
Nascido e criado em Ann Arbor, passou uma década em São Francisco e Brooklyn a aperfeiçoar os seus incríveis talentos como trompista, trabalhando ao vivo e em estúdio com uma vasta gama de artistas incluindo Tom Waits, TV on the Radio, Arcade Fire, Lou Reed e Laurie Anderson.
Desenvolveu uma voz absolutamente única enquanto solista, principalmente em saxofones e clarinetes, com uma intensa destreza técnica complementada pelas suas assombrosas e emocionalmente cativantes capacidades enquanto compositor.
O incrível compromisso físico com os seus instrumentos (sobretudo o baixo e saxofone alto) produz composições emocionalmente ricas e polifónicas que transcendem as expectativas de como pode soar tocar trompete a solo.
Stetson está igualmente à vontade na tradição de avant jazz de músicos que superaram os limites do instrumento através da respiração circular, embocadura, etc… (i.e. Evan Parker, Mats Gustafsson) e na relação de música noise / drone / minimalista que compreende géneros como o dark metal, pós-rock e música electrónica contemporânea (i.e. Tim Hecker, Ben Frost – ambos tendo misturado ou remisturado álbuns de Stetson).

Saxofones: Colin Stetson
Engenheiro de som: Jonas Verwijnen