ANA BORRALHO & JOÃO GALANTE – Atlas Loulé

Cine-Teatro Louletano / Sáb 24 Setembro - 21h30
CO-PRODUÇÃO CINE-TEATRO LOULETANO
© Gonçalo Tocha

© Arthur Péquin

Na Mitologia grega Atlas foi aquele que foi condenado a carregar a Terra e os Céus aos ombros. Atlas é uma performance que reúne em palco 100 pessoas de diferentes profissões.

Nesta obra, Ana Borralho e João Galante pretendem construir um atlas da organização social humana, uma representação dos seres humanos através da sua função na sociedade em que se inserem. Um dos motores desta peça são as ideias do artista plástico Joseph Beuys, A revolução somos nós e Cada homem um artista, imergindo a arte na vida pessoal e social, alargando assim a noção de escultura social.

Uma revolução silenciosa. Uma obra motivada pela crença de que a arte deve desempenhar um papel activo na sociedade. Unir a arte e a vida.

Performers: 100 pessoas de diferentes profissões
Conceito, luz e direcção artística: Ana Borralho & João Galante
Som: Coolgate
Aconselhamento luz: Thomas Walgrave
Colaboração artística: Fernando J. Ribeiro
Colaboração dramatúrgica: Rui Catalão
Colaboração artística e coordenação de grupo: Cátia Leitão (Alface), Tiago Gandra
Produção executiva e coordenação de grupos: Andrea Sozzi
Direcção de produção: Mónica Samões
Produção: casaBranca
Co-produção: Teatro Municipal Maria Matos
Residência artística: Atelier re.al, alkantara
Apoio: Junta de Freguesia da Estrela, alkantara
Agradecimentos: Mark Deputter e aos performers que participaram em todas as apresentações de Atlas.

Procuram-se 100 pessoas de diferentes profissões da comunidade local para subir a palco, com ou sem experiência performativa: artista, padeiro, polícia, fotógrafo, surfista, prostituta, dona-de-casa, pescador, político, bombeiro, stripper, investigador, empresário, arrumador de carros, motorista, carteiro, agricultor, mecânico, futebolista, canalizador…

Em cada cidade ATLAS reúne 100 pessoas de todos os horizontes, que chegam com os seus ideais e ambições e estão prontas a serem ouvidas. Esta multidão de cidadãos representa e encarna a sociedade mas vem também perturba-la. Em palco o que se revela é a diversidade de uma civilização, a representação de um Atlas da humanidade composto por diferentes morfologias, profissões, posições sociais e gerações.
Depois de muitas cidades em Portugal e no estrangeiro, ATLAS LOULÉ quer reunir 100 pessoas desta comunidade para participarem neste projecto singular.

WORKSHOP:
6 DIAS (18 – 23 Setembro)

INSCRIÇÕES + INFORMAÇÕES:
Email: cinereservas@cm-loule.pt
Tel: 289 414 604