ANA BORRALHO & JOÃO GALANTE – World Of Interiors

Teatro das Figuras / Qui 27 Outubro - Sessão Contínua das 21h30 às 23h30
CO-PRODUÇÃO TEATRO DAS FIGURAS
© Vasco Célio

© Vasco Célio

World of Interiors é uma performance / instalação onde o público é confrontado com uma imagem inquietante: pessoas deitadas no chão, de olhos fechados e sem movimento evidente. Aparentemente nada acontece no exterior.

Perante este vazio é exigido ao público uma acção, uma aproximação, um avanço na intimidade dos corpos, uma proximidade entre o público e os performers, para que se dê uma partilha deste mundo interior. Nessa intimidade somos interceptados por textos, as palavras de Rodrigo Garcia são-nos sussurradas dentro de uma ténue fronteira intima.

World of Interiors explora a fronteira entre o espectador e a obra, integrando o público no espaço e no tempo da performance. O espectador é convidado a entrar e sair livremente, definindo o tipo de relação que estabelece com os performers, a sua duração e o momento de corte.

Conceito, direcção artística, espaço cénico e luz: Ana Borralho & João Galante
Performers: 15 / 20 performers locais
Assistência Artística: Cátia Leitão (Alface), Tiago Gandra
Texto: A partir de fragmentos da obra teatral de Rodrigo Garcia
Tradução e Colaboração dramatúrgica: Tiago Rodrigues
Aconselhamento artístico: Fernando Ribeiro
Aconselhamento luz: Thomas Walgrave
Produção: casaBranca
Co-produção: alkantara festival 2010, Museu Colecção Berardo, Útero / Espaço Land, Centre National de Danse Contemporaine Angers
Apoios: Atelier Real, Grande Cena, IEFP, JGM, VôArte, Centro de Reabilitação e Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian, TNT / Manufacture de Chaussures-Bordeaux
Residência artística: CNDC – Centre National de Danse Contemporaine Angers
Apoio à estreia: Départs, Culture Programme of the European Union
Agradecimentos: a todos os performers que participaram no projecto nas suas diversas fases

Performance realizada com 15 / 20 pessoas da comunidade local (com ou sem experiência performática)
WORKSHOP: 22 – 26 Outubro

INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES
Tel: 289 888 100
Email: geral@teatromunicipaldefaro.pt / andrea.sozzi@casabranca-ac.com

Conheceram-se enquanto estudavam artes plásticas no AR.CO (Lisboa).
Como actores / co-criadores trabalharam regularmente com o grupo de teatro OLHO (com o encenador João Garcia Miguel), entre 1992 e 2002.
Desde 2002 trabalham em parceria nos campos da performance-art, dança, instalação, fotografia, som e vídeo. Das peças criadas em conjunto destacam: Mistermissmissmister (2002), I love you (2003), No Body Never Mind (2004-06), sexyMF (2006), I put a spell on you (2007), Meatphysics (2008), Untitled, Still Life – em colaboração com Rui Catalão (2009), World of Interiors (2010), Atlas (2011), Linha do Horizonte (2012), Purgatório (2013), Aqui estamos nós (2014) e Só há uma vida e nela quero ter tempo para construir-me e destruir-me (2015).
Desenvolveram conjuntamente com Mónica Samões o projecto No Jogo do Desejo ou o Choque Frontal (workshops / ateliers para público jovem – 2008), a realização do vídeo documentário Eu Não Tu (2009) e o espectáculo infanto-juvenil A Linha ou O Deserto já não é uma casa vazia (2009).
Em 2010 o Teatro Municipal Maria Matos apresentou uma pequena antologia das suas performances sob o título O Mundo Maravilhoso de Ana Borralho & João Galante.
Desde 2004 que os seus trabalhos são apresentados em diversos Festivais Internacionais em Portugal, França, Espanha, Suíça, Escócia, Brasil, Emiratos Árabes Unidos, Japão, Alemanha, Áustria, Reino Unido, Itália, Eslovénia, Eslováquia, República Checa, Finlândia, Hungria, Estónia, Polónia, Grécia, entre outros.

São membros fundadores da banda de não-músicos Jymmie Durham, co-fundadores da associação cultural casaBranca e directores artísticos do festival de artes performativas Verão Azul.