Notícias

Próxima Edição – Verão Azul 2019

A 9ª edição do Festival Verão Azul realiza-se em Outubro de 2019, na região do Algarve, entre Lagos, Faro e Loulé. Com um novo ciclo bienal, prossegue a missão de discutir temas contemporâneos através do que de mais experimental se faz na produção artística nacional e internacional, em distintas disciplinas artísticas.

Na próxima edição vamos abrir a discussão sobre o conceito do Antropoceno – conceito popularizado por Paul Crutzen, Prémio Nobel da Química em 1995 – época que se caracteriza pelo impacto das acções do Homem no seu habitat. A região do Algarve é – tal como outras regiões pelo mundo – assolada por esta acção humana, tornando visível os efeitos do Antropoceno a nível ecológico, social e económico. Por isso, em 2019 co-produzimos pela primeira vez obras de artistas nacionais que se focam sobre este tema e que integram a próxima edição.

Por outro lado, temos consciência que como região periférica, muitas destas problemáticas discutidas localmente são invisibilizadas. É nossa intenção contrariar a ideia de que somente nos grandes centros urbanos se criam as grandes ideias e, como tal, também dar visibilidade a artistas locais, às ideias e problemáticas da região, propondo atividades para além da programação nos teatros nossos parceiros.

A próxima edição apresenta obras que pretendem questionar a relação da arte e sociedade mas também permitir que os espectadores, artistas e ativistas locais possam ter uma voz e entrar em diálogo com todas as propostas artísticas nacionais e internacionais.

Catarina Saraiva
Curadora do Festival Verão Azul 2019

Verão Azul na Imprensa – CLIPPING

SUL INFORMAÇÃO – 30 Outubro 2018
Gustavo Ciríaco fala sobre residência artística na última “Conversa Aberta” do Verão Azul

SUL INFORMAÇÃO – 24 Outubro 2018
A pensar as periferias, se prepara um “Verão Azul” especial

MAIS ALGARVE – 19 Outubro 2018
Laboratório Shock Lab traz performances a Loulé com artistas Nacionais e Internacionais

SUL INFORMAÇÃO – 18 Outubro 2018
Cátia Pinheiro apresenta percursos sonoros em Loulé e Lagos

MAIS ALGARVE – 17 Outubro
Conversa aberta com Cátia Pinheiro sobre Recursos Sonoros em Loulé

ALGARVE PRIMEIRO – 17 Outubro 2018
Cátia Pinheiro apresenta projeto The Walk #2, adaptado a Loulé

RADIO RUA FM – 10 Outubro 2018
Entrevista a Catarina Saraiva

SUL INFORMAÇÃO – 9 Outubro 2018
Faro e Loulé acolhem eventos com marca “Verão Azul” em Outubro

SUL INFORMAÇÃO – 8 Outubro 2018
Cine-Teatro Louletano acolhe três residências artísticas em Outubro

RADIO UTOPIA – 31 Outubro 2018
Entrevista a Gustavo Ciríaco

RADIO UTOPIA – 2 Novembro 2018
Entrevista a Catarina Saraiva

Raquel André coleccionou artistas em Faro

A residência artística liderada pela artista portuguesa Raquel André abriu o novo ciclo do festival Verão Azul, que passa, a partir deste ano, a ser um evento bienal e cuja próxima edição acontecerá em Outubro de 2019 em Loulé, Lagos e Faro.
Raquel André desafiou dois artistas algarvios a participar na sua criação final. A sua residência decorreu de 13 a 19 de Maio de 2018, no Teatro das Figuras, em Faro.
As quatro residências e um laboratório que se realizam este ano alimentam a programação da próxima edição do festival.

© Teatro das Figuras

A pretexto desta residência, teve lugar no dia 17 de Maio, uma conversa aberta à participação da comunidade local, a quem a artista falou do seu processo criativo e das “colecções” que está a fazer. Foi um momento muito próximo e descontraído que fez entrar toda a assistência na “efemeridade” do universo da criadora.

Mais info aqui.