© Direitos Reservados

GUILHERME COELHO – Fala Tu

Cinema de Lagos
Sex 24 OUT, 18h30
Sáb 25 OUT, 21h30

Documentário / BR / M12

Fala Tu acompanha o quotidiano de três moradores da zona norte do Rio de Janeiro que em comum, têm a sua paixão pelo rap.
O filme é testemunha dos sonhos, dramas e transformações vividas durante os nove meses de filmagens.
Macarrão, compositor e cantor de rap do Morro do Zinco, ganha a vida como apontador do jogo do bicho. Vive com a mulher e duas filhas e torce pelo Fluminense. Thogum, budista e rapper de Cavalcante é um dos pioneiros do movimento rap no Rio. O seu estilo agressivo de cantar esconde a sua real personalidade. Ganha a vida a vender produtos esotéricos de porta em porta. Combatente é operadora de telemarketing e rapper de Vigário Geral. Confiante no poder transformador do rap, versa sobre saúde sexual, paz e igualdade. Frequenta a igreja do Santo Daime, mora com a mãe, a avó, duas tias e um sobrinho.
O filme mostra o local de trabalho, os estúdios improvisados, as rádios piratas, as cerimónias religiosas, a casa e a família, procurando entender como o rap mudou o seu quotidiano e como usam a experiência de vida para escrever as letras das canções.


Direcção: Guilherme Coelho
Argumento: Nathaniel Leclery
Montagem: Márcia Watzl
Fotografia: Alberto Bellezia
Som Directo: Leandro Lima
Produção: Mauricio Andrade Ramos, Mano Tales, Nathaniel Leclery e Guilherme Coelho
Produtor Associado: Patrick Siaretta
Uma co-produção: Matizar e Video Filmes


GUILHERME COELHO
Director de Fala Tu (2003), o documentário acompanha o quotidiano de 3 moradores da Zona Norte carioca que têm em comum a paixão pelo rap.
Director do documentário Fernando Lemos, Atrás da Imagem (2005), sobre a vida e a obra do artista português radicado em São Paulo.
Director da longa-metragem documental PQD (2007), sobre jovens servindo o exército no Brasil. Selecção oficial do Festival do Rio e Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo.
Director de Um Domingo com Frederico Morais (2011), o documentário é um encontro com Frederico Morais, crítico de arte e idealizador dos Domingos de Criação que, de Janeiro a Julho de 1971, movimentaram o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Director de Retratos Contemporâneos da Arte (2011), uma série de 4 documentários sobre diferentes aspectos da arte contemporânea Brasileira.
Director de Por que a gente é assim? (2011), um projecto sobre Valores que envolve site, teatro de rua e uma série de TV de 6 episódios exibida no Canal Futura e no Canal Brasil.