© André Uerba

ANDRÉ UERBA – 26th Birthday

26th Birthday foi filmado no sótão do prédio onde habito. Este vídeo expõe paradoxalmente a fragilidade do corpo e a perenidade da memória. O perecimento da carne e a capacidade da memória nos prender e desprender do passado. A fatalidade de não termos controlo sobre tudo. Sobre a carne que nos cobre as memórias – o corpo é como uma biografia do passado. E em distensão, o tempo: o presente (passado?) como sequência de constantes presentes. Estamos sempre à espera de algo, que algo aconteça. Uma espera eterna que cria em nós tensão – 26 facas suspensas e o movimento casual – uma respiração.

Em 2008, aquando do meu 25º aniversário, pego na câmara e filmo. Nos anos seguintes repito a mesma acção. Inicia-se assim um projecto que pretendo ver terminado em 2018. A premissa é simples: todos os anos, no meu aniversário, fazer o registo de um acontecimento. Este projecto com a duração de 10 anos pretende reflectir sobre uma imagem (quase) parada mas que se movimenta. Uma quase fotografia. Um reflexo de respiração suspensa experimentada ao longo do tempo. O tempo de filmagem é associado à idade respectiva de cada ano. O espaço cénico e a quase não acção formulam uma imagem onde a memória, o desejo, o envelhecimento e a morte se tornam reflexos e consequências uns dos outros. Quando se regista um momento, esse registo é já a morte do próprio momento. Percorro questões em torno do corpo humano que o tornam mais do que simples carcaça em decomposição. E sou também espectador: questiono e questiono-me como ser individual no colectivo. Sempre na solidão de reconhecermos aqueles destinos: o amor, a perda e a morte.

Nasceu em Lisboa em 1983. Estudou Design de Comunicação na Escola António Arroio (2005-2007). É Bolseiro Ar.co 2010/2011, onde frequenta o Curso Avançado de Fotografia. Como intérprete colaborou com Ana Borralho & João Galante, Miguel Moreira, Rafael Alvarez, Sílvia Pinto Coelho, Carlota Lagido, Felix Ruckert, Willi Dorner e Luís Castro.
Participou em festivais de vídeo dos quais se destacam: One Minutes, 60sec.org, Warehouse9, FUSO, Movimento Arriscado e Ciclo Klossowski. Participou ainda em workshops com Miguel Clara Vasconcelos, Vera Mantero, Meg Stuart, Cláudia Dias e André Gonçalves.