© Susana Medeiros

SUSANA DE MEDEIROS – Wintersongs / Des-cerrar

WINTERSONGS
Duração – 3’27”
Imagens e sons, fragmentos, rastos, sulcos deixados na memória sobre um tempo de cinzentas melancolias. Sonoridades que nos remetem para o passado da estereofonia. A memória a construir um sentido com a amálgama de impressões do passado.

DES-CERRAR
Duração – 6’20”
Expôr-se, ser exposto, estar exposto, manipular o que é exposto. Ficam as questões:Que linha hoje em dia separa a esfera do público da esfera do privado? Quem controla a nossa exposição virtual?

Nasce em 1971 em Ponta Delgada (São Miguel, Açores). Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra e em Artes Plásticas pela ESTGAD (Caldas da Rainha), é também bacharel em Belas Artes pela Universidade de Nottingham Trent tendo sido aí Bolseira no âmbito do programa europeu Long Life Learning-Erasmus / Sócrates.
Desenvolve projectos de educação não-formal nas áreas das artes visuais, teatro e da mediação e promoção da leitura e leciona no ensino universitário.
Entre os locais onde desenvolveu projectos no âmbito das artes visuais e expôs os seus trabalhos destacam-se Cuenca (Espanha), Maputo (Moçambique), Nottingham (Inglaterra), Nova York (E.U.A.), São Petersburgo (Rússia) e Angra do Heroísmo, Caldas da Rainha, Coimbra, Lagos, Lisboa, Portimão e Sines (Portugal). Artista multidisciplinar (desenho, escultura, vídeo, fotografia e instalação), o trabalho que desenvolve procura lançar pontes entre diferentes linguagens e meios expressivos, anunciar possíveis outras relações (entre os objectos, as imagens que deles fazemos e a nossa relação com eles, entre a linguagem falada, escrita ou gestual, entre “aquilo” que entra pelos sentidos e a que chamamos real e a sua “tradução”).