© Madalena Matoso

SÉRGIO PELÁGIO – Histórias Magnéticas

A partir do conto Uma Galinha de Clarice Lispector

Centro de Ciência Viva de Lagos
Qui 19 OUT, 10h30

História-Concerto & Atelier / 90' / 6 - 10
Lotação limitada a 2 turmas
Entrada livre

Histórias Magnéticas é um projecto do guitarrista e compositor Sérgio Pelágio dedicado à composição de bandas-sonoras para histórias infantis. O resultado é uma história-contada-concerto para guitarra elétrica e voz, seguida de um atelier para o público participante.
Sérgio Pelágio e Isabel Gaivão interpretam ao vivo breves histórias, recriando os ambientes dos textos de partida e construindo – em tempo real e em conjunto com o público – novos significados para as situações narradas. Através da música, da sugestão e da imagem, as crianças são estimuladas a entrar no mundo das histórias contadas e das suas personagens, desdobrando criativamente as cenas que ouvem.
Depois de cada história-concerto é realizado um atelier, com o objectivo de trabalhar de forma dinâmica, plástica e aberta o material apresentado. É dada grande importância à musicalidade do texto e são procurados na história elementos que sugiram sons e ritmos e que tenham influenciado o resultado final: palavras, expressões, imagens.

É a primeira vez que as Histórias Magnéticas trabalham sobre um conto que não foi escrito para crianças. De história em história têm procurado temas, culturas, épocas, processos, desafios diferentes.
Desta vez foram seduzidos por uma galinha. Ela torna-se o centro das atenções de uma família comum e consegue mudar as rotinas lá de casa. Por pouco tempo. Afinal, não passa de uma galinha.
Uma galinha é um Ser. Será?
Esta é uma das muitas perguntas que saem deste conto filosófico, enigmático e absurdo.
A linha narrativa é surpreendente. O final é ao mesmo tempo óbvio e inesperado. E dá que pensar.


Composição direcção e guitarra eléctrica: Sérgio Pelágio
Narração: Isabel Gaivão

Sérgio Pelágio – Nasceu em Lisboa e iniciou os seus estudos musicais em guitarra clássica com 12 anos de idade. Mais tarde, descobriu o jazz e a música improvisada e tocou, entre outros, com David Liebman, Andy Sheppard, Graham Haynes, Frank Lacy, Norma Winston, John Abercrombie, Sylvia Cuenca, Mário Franco, Bernardo Sassetti e Mário Laginha, com quem gravou o CD Hoje (1994, Farol Música Lda). Em 1992, criou o grupo Idefix e editou Idefix live (1992, Miso Records). Trabalhou como compositor para os coreógrafos Paulo Ribeiro, Paula Massano, João Galante, Teresa Prima, Vera Mantero, Francisco Camacho e Sílvia Real. Em 1998, fundou com Sílvia Real as Produções Real Pelágio, dupla responsável pela criação da trilogia Casio Tone, Subtone e Tritone. O seu trabalho foi apresentado em Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Itália, Holanda, Eslovénia, Reino Unido, Irlanda, Hungria e EUA. Em 2002 editou Bandas Sonoras para peças de Francisco Camacho e Vera Mantero 1993-97 (2002, Miso Records). Criou em 2009 o projecto para a infância Histórias Magnéticas. É guitarrista no trio do contrabaixista Mário Franco, grupo com o qual gravou o CD Our Door (Toap Records, 2013). Lecciona guitarra na Escola de Jazz Luís Villas-Boas em Lisboa.

Isabel Gaivão – Nasceu em Lisboa. Estudou teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa e no Herbet Berghof Studio em Nova Iorque. Trabalhou em televisão e em teatro com diversos encenadores, destacando-se JER (ensemble Jer), Luís Castro (Karnart) e Alexandre Lyra Leite (Inestética). Trabalha regularmente com crianças em workshops e aulas de expressão dramática. Participou em vários projetos destinados ao público infantil, tendo trabalhado nomeadamente com João Carneiro, Mário Trigo, Rui Pisco. Em 2009 iniciou a sua colaboração com Sérgio Pelágio no projeto Histórias Magnéticas.