© Silvana Torrinha / Arquivo Paulo Mendes

MARÇAL DOS CAMPOS

Galeria LAR
Dom 25 OUT, 18h30

Nas palavras do próprio músico, Marçal dos Campos é um projecto a solo dedicado à «representação de música». Termos como «Cathartic Easylistening», «Sentimental Voiceless Karaoke» ou «Melancholic MIDI», são tentativas do próprio autor encontrar uma denominação capaz de enquadrar a sua abordagem sonora.
O seu processo de trabalho consiste na «materialização» simples de um constante trautear mental, através de software de produção musical relativamente acessível. MdC prepara há cerca de dois anos um novo álbum de originais, ainda sem data prevista para o lançamento.
Marçal dos Campos é um alter ego do artista plástico João Marçal (Santarém, 1980), sob o qual desenvolve um projecto de música electrónica desde 2005. O seu primeiro disco é o EP «Nova Emoção», editado pela Ástato-CDR e apresentado no bar Passos Manuel, no Porto, em Junho de 2006.
Ao longo dos últimos anos, auto-editou mais 8 discos, produziu mais de 60 temas (originais e covers) e actuou ao vivo dezenas vezes em cidades como Lisboa, Porto, Berlim ou Barcelos.
Recentemente o projecto passou a incluir pontualmente um músico convidado nas actuações ao vivo, o baixista e teclista Paulo Cunha Martins. Nestas situações, o projecto é denominado como: Marçal dos Campos & The Group Show.