© Verónica Castro e Helena Inverno

HELENA INVERNO E VERÓNICA CASTRO – Jesus por um dia

CCL – Centro Cultural de Lagos
Qui 15 AGO, 21h30

O documentário segue de perto os prisioneiros de uma cadeia transmontana, nos seus preparativos da encenação da Via Sacra desde os primeiros ensaios até ao dia da procissão, com todos os seus momentos solenes e surreais – um encontro entre condenados que comungam, real e simbolicamente, com uma comunidade rural.
Em Jesus por Um Dia estamos entre a vida e a sua representação, entre a arte e a antropologia, entre a imagem e o seu fora-de-campo. Entre os guardas e os presos, entre a prisão e o meio rural, estamos entre faces, entre saberes, em busca do tempo que não estanca as tradições, mas que as transforma.
Nota de realização

Camera: Helena Inverno
Sound: Catarina Botelho, Verónica Castro, Gonçalo Mota, Alejandro Cid González
Sound editing and mix: Bruno Moreira
Sound design: Tiago Matos
Colorist: Marco Amaral
Production Direction: Isabel Silva
Poster: Moritz Elbert
Producers: Luís Urbano, Sandro Aguilar
Editing and Direction: Verónica Castro e Helena Inverno
Produced by: O Som e a Fúria

Helena Inverno e Verónica Castro criam a plataforma artística VOLANTE, vocacionada para a prática cinematográfica. Destacam-se os filmes Jesus por Um Dia, vencedor do Prémio Melhor Longa Metragem Portuguesa no Festival IndieLisboa 2012 e Uma Só Espera, vencedor da Menção Honrosa no Festival Cine Eco 2012.
Helena Inverno é pós-graduada em Cinema pela Universidade Nova de Lisboa e licenciou-se com louvor em Fine Arts Film & Video no Central Saint Martin’s College / London Institute. Helena recebeu prémios em Vídeo Arte, Cinema, Música e Desenho. A sua prática artística enraizou-se filosoficamente após receber o ensino de Gudo Wafu Nishijima e Yoshito Ohno. Actualmente trabalha em Portugal, cultivando uma rota de actividades em Zurique, Londres, Tóquio e Marraquexe.
Verónica Castro é cineasta independente, mestre em Antropologia Social, School of Oriental and African Studies, University of London e licenciada em Literatura Comparada, University of California, Berkeley. Durante a rodagem do seu filme, Lullaby, sobre a comunidade armeniana no Irão, Verónica aprofunda o seu estudo pelo cinema iraniano e recebe aulas da realizadora Rakshan Bani-Etemad. Castro localiza os seus interesses em Portugal, Marrocos, Irão, Índia e México, enquanto explora noções de tradição, migração, questões de género, arte e performance.

FILMOGRAFIA CONJUNTA:
Jesus por Um Dia, documentário, Portugal, 2012
Uma Só Espera, documentário, Portugal, 2012
Matriz, videoclips
Música de Teresa Salgueiro e Lusitania Ensemble, DVD editado por Farol / Warner Bros, Portugal, 2009
pool, vídeo arte
SexyMFvideo, vídeo arte