© Caroline Bergeron

COMPANHIA CAÓTICA – Sopa Nuvem

CCL – Centro Cultural de Lagos
Qua 21 OUT, 10h30

Público Alvo: Crianças dos 8 aos 12

Um espectáculo de família para famílias com filmes, música e sopa ao vivo!
Mais do que «baseado numa história verídica», Sopa Nuvem é uma história onde todos os personagens, objectos e a sopa que é servida aos espectadores no fim, são reais. Um homem conta-nos a sua história: o seu filho lembra-se do avô que morreu e, mais que tudo, da sopa de feijão que ele tão bem fazia.
O pai parte então numa viagem, para dentro e fora de si, à procura da misteriosa receita do Avô António. Pela janela da sua sala, transformada em ecrã, o homem faz cinema ao vivo: fala com o seu filho pelo skype, entrevista velhas tias e amigos do seu pai, entra no filme para comprar feijões. Sempre em relação com o ecrã, toca a banda-sonora e vai cozinhando a sopa, seguindo contraditórias indicações. Com este pai que procura não só a receita mas também aceitar a sua perda, mergulhamos na vida de um homem comum, evocando, com humor e ternura, a morte, a passagem de testemunho, a família e o amor que tudo atravessa.


Concepção e dramaturgia: António-Pedro e Caroline Bergeron a partir de uma ideia original de: António-Pedro
Encenação: Caroline Bergeron
Composição, Música e Realização dos Filmes: António-Pedro
Interpretação: António-Pedro e Gonçalo Alegria
Cenário: Caroline Bergeron
Coaching Técnico e Som: Gonçalo Alegria
Desenho de luz: André Calado
Realização Cenário: Nuno Melo
Produção Executiva: Ana Rita Osório
Assistência de Produção, Ensaios e Cenografia: Miguel Estanislau
Interpretação nos Filmes: José-Maria Lobo Antunes, Cândido Ferreira, António Pedro Câmara, António-Pedro, Leonor Noivo e António Vasques
Montagem: Leonor Noivo e António-Pedro
Pós-produção som : Moz Carrapa
Convidados especiais: Bigodes Band
Espectáculo encomendado e financiado pelo: CCB / Fábrica das Artes
Co-produção: Centro Cultural do Cartaxo
Apoio: Kodak, ACCCA, Dupla Cena, SOAZILOPE Lda, Fundação Calouste Gulbenkian e DGArtes


Fundada em 2009 por António Pedro e Caroline Bergeron, a Companhia Caótica tem criado regularmente espectáculos para público jovem / famílias e também adultos. Seja para crianças, famílias ou adultos, os objectos artísticos «caóticos» são quase sempre híbridos pluridisciplinares que cruzam Teatro, Música, Cinema e Artes Plásticas.
Até ao momento a Caótica produziu 12 obras artísticas (entre filmes-concerto, teatro de marionetas, teatro para bébés, concertos, documentários sonoros, peças de teatro) e realizou vários ateliers / oficinas de música, cinema, escrita dramatúrgica, teatro de sombras e formação artística de professores, apresentando-se regularmente em Portugal, Espanha e França.
Sopa Nuvem recebeu o prémio de melhor espectáculo 2014 no MOMIX – Festival International Jeune Public (França).