© Inês T. Alves
© Inês T. Alves

* PERFORMING IDENTITY – ERASMUS+

* REPAIRING THE IRREPARABLE: MODUS OPERANDI AND - Fernanda Eugénio & Ana Dinger
Espaço Jovem / Escola de Dança de Lagos
Workshop + Lab
© Inês T. Alves

O Modus Operandi AND (MO_AND) é uma metodologia prática para uma investigação ético-estética, somático-política e experimental das relações e da reciprocidade. Sucintamente, o MO_AND consiste num triplo procedimento: Re-parar, Reparagem e Reparação. As três dimensões que estão inseridas na palavra portuguesa Reparar: voltar a parar; prestar atenção; e arranjar/cuidar de. Sistematizado num conjunto de ferramentas conceptuais e de proposições-jogos que permitem exercer uma articulação consistente entre o cuidar de si e o cuidar do colectivo, e entre o discurso e a sua realização no gesto, MO_AND envolve-se com o Irreparável, permitindo a consciência tanto das condições circunstanciais-impermanentes da possibilidade de cada encontro, bem como das consequências políticas das posições individuais e/ou colectivas.

Fernanda Eugénio é artista, antropóloga, investigadora e educadora. O seu trabalho envolve pesquisa de campo, escrita, criação conceptual, intervenção social, práticas somático-espirituais e performance expandida (corpo, instalação, vídeo, fotografia e propostas in-loco). Trabalha na construção de formas de fazer transversais para co-posições relacionais, e curadorias de cuidado íntimo e colectivo, e criações re-materializadas – nomeadamente através do Modus Operandi AND (MO_AND). As suas publicações, criações artísticas e colaborações circulam no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Portugal, Espanha, França, Itália, Grécia, Alemanha, Áustria, República Checa, Reino Unido, EUA, Canadá, Nova Zelândia, Vietname e Filipinas.
Ana Dinger prefere não definir o que faz, mas estudou dança e artes plásticas, bem como História e Teoria da Arte. Desde muito cedo que se sente desconfortável em lidar com categorias, oscilando entre a teoria e a prática e frequentemente menorizando limites disciplinares. O seu percurso académico inclui a Escola Superior de Dança, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (licenciatura em Escultura) e a Universidade Católica Portuguesa (pós-graduação em Arte Contemporânea, e doutoranda em Estudos Culturais). Dinger é investigadora associada da AND Lab desde 2015, e desde então tem acompanhado escolas e laboratórios, e colaborado no processo de reformulação contínua do Modus Operandi AND.


* GRUPO DE CRÍTICA - João dos Santos Martins
Espaço Jovem / Escola de Dança de Lagos
Conversa
© Nuno Direitinho

Após cada sessão do workshop Repairing the Irreparable: Modus Operandi AND, os alunos integrados no projecto de Erasmus + Performing Identity participarão num grupo de crítica sob a orientação de João dos Santos Martins. Neste, vão poder conhecer a programação do Festival e desenvolver momentos de conversa sobre as obras e artistas convidados.

João dos Santos Martins (n.1989, Santarém) tem articulado a sua prática entre a criação coreográfica – geralmente desenvolvida em processos colaborativos – e a interpretação em dança de trabalhos de artistas como Moriah Evans, Xavier Le Roy, Eszter Salamon e Ana Rita Teodoro, entre outros.
O seu interesse pelas genealogias da história da dança, processos de transmissão e a aliança entre prática e discurso levou-o a criar, juntamente com Ana Bigotte Vieira, um dispositivo para o mapeamento colectivo da dança em Portugal, denominado Para uma Timeline a Haver, e a fundar o Coreia, um jornal semestral sobre as artes, dedicado a escritos de artistas.
Esporadicamente, faz curadoria.


* MASTERCLASS - Ana Borralho & João Galante
Espaço Jovem / Escola de Dança de Lagos
Conversa
© João Galante

Ana Borralho & João Galante trabalham em parceria desde 2002, nos campos da performance-art, dança, instalação, fotografia, som e vídeo. Temas frequentes no seu trabalho são o corpo-mente, dentro-fora, emoção-sentimento, eu-outros, privado-público, social-político. Desde 2004 que os seus trabalhos são apresentados em diversos festivais portugueses e internacionais.