Cinema de Lagos SESSÃO A – Qui 23 OUT, 10h30 SESSÃO B – Sáb 25 OUT, 15h00 Público Alvo: Crianças a partir dos 6 anos de idade
Lotte Reiniger (1899-1981) grande cineasta alemã, dedicou toda a sua obra à realização de filmes de animação, utilizando a técnica das silhuetas e inspirando-se nos espectáculos de sombras orientais.
O Festival dedica duas sessões de cinema ao seu trabalho: As Aventuras do Príncipe Achmed (1926), oficialmente a primeira longa-metragem de animação da história do cinema.
O filme foi integralmente produzido com figuras em cartão e sombras chinesas, sendo uma obra de referência no cinema de animação.
Exibem-se também quatro das suas inúmeras interpretações de contos de fadas clássicos, filmes onde a delicadeza e fantasia destas histórias encontram uma combinação perfeita na técnica complexa e graciosa de Lotte Reiniger.
SESSÃO A
Os Contos de Fadas
João e Maria / (1955) / 10’19”
João e Maria perdem-se na floresta enquanto brincam e encontram uma casa de doces de uma bruxa má.
João Pé de Feijão (1955) / 11’35”
João vive com a sua mãe e vai ao mercado da cidade para vender seu último porco por um bom preço.
Lá encontra um homem misterioso com quem faz um negócio ainda mais misterioso: troca o porco por uma bolsa de feijões com poderes mágicos.
Branca de Neve e Rosa Vermelha / (1954) / 10’13”
Baseado num conto dos irmãos Grimm: um príncipe anda pela floresta à procura do seu irmão, que foi transformado num urso por um anão malvado. O urso procura refúgio do frio de inverno na casa das irmãs Branca de Neve e Rosa Vermelha. Mas depois do Inverno…
O Gato das Botas / (1954) / 13’09”
A história de um gato falante com botas novas que fará qualquer coisa pelo seu mestre.
SESSÃO B
As Aventuras do Príncipe Achmed
As Aventuras do Príncipe Achmed / (1926) / 67′
Primeira longa-metragem de animação europeia, conta a história de um feiticeiro maligno que engana o Príncipe Achmed, convencendo-o a cavalgar num cavalo alado que o leva para diversas aventuras.