© Mónica Samões

MÓNICA SAMÕES e JOSÉ PELICANO / casaBranca – Onde é o Lá?

Clube Artístico Lacobrigense
Dom 26 OUT, 16h30

Leitura Encenada com Séniores: Workshop & Apresentação
Público Alvo – Crianças dos 4 aos 10 anos e famílias

Onde é o Lá? surge na sequência do projecto de leituras encenadas com crianças Uma Cadeira na Montanha, assumindo-se como o seu reverso ou o seu lado contrário.
Mantendo os pressupostos de base do trabalho original enquanto objecto cénico, a proposta assenta numa reversão de papéis, criando uma pequena peça vocal que será protagonizada não por crianças mas sim por adultos (seniores), que, numa sala às escuras, irão ler uma história para crianças.

Partindo de uma ideia simples – oferecer uma experiência de leitura e experimentar o mundo da linguagem e as relações que com ele se estabelecem, o trabalho apropria-se do acto ancestral de contar uma história e coloca em diálogo e relação duas gerações distintas mas vinculadas de forma intrínseca, reforçando o papel simbólico dos pais dos pais enquanto espaço de memória.

O trabalho integra a realização de um workshop dirigido a adultos com mais de 60 anos e resulta numa apresentação final aberta à comunidade.


Um projecto de: Mónica Samões e José Pelicano
Espaço e Som: José Pelicano
Realizado com: 10/15 pessoas da comunidade local
Produção: casaBranca
Parceria: TEL – Teatro Experimental de Lagos
Apoio: Clube Artístico Lacobrigense, Câmara Municipal de Lagos, LAC – Laboratório de Actividades
Criativas / LAR Galeria

A casaBranca é uma estrutura financiada pelo Governo de Portugal / Secretário de Estado da Cultura – Direcção Geral das Artes


MÓNICA SAMÕES
Estudou Línguas e Literaturas Modernas na Faculdade de Letras da Univ. de Coimbra e fez o curso de formação de actores no T.E.U.C. Frequentou ao longo dos anos diversos workshops de formação artística nas áreas de teatro, dança e voz e fez formação na área da pedagogia e educação pela arte.
Fez parte do grupo de teatro Olho onde trabalhou durante 8 anos como intérprete e co-criadora sob direcção de João Garcia Miguel, assumindo também a direcção de produção do Festival X e Organizações X. Trabalhou também com Alberto Lopes, Ana Borralho & João Galante e Lúcia Sigalho, entre outros.
Desenvolve trabalho pedagógico na área da expressão artística desde 2002, tendo vindo a realizar diversos projectos para crianças e jovens, explorando léxicos e suportes distintos.
É membro fundador e elemento da direcção da casaBranca – Associação Cultural.

JOSÉ PELICANO
Estudou Arquitectura. Colaborou com vários criadores e estruturas de criação artística: João Garcia Miguel, Olho, Olga Roriz, Miguel Moreira, Ana Borralho & João Galante, Teresa Prima, Visões Úteis, entre outros.
Autor de diversos suportes de conteúdo gráfico, vídeo, som e multimédia para eventos e produções de espectáculos desde 1998. É membro fundador da banda de não músicos Jimmie Durham. É membro da casaBranca e seu colaborador regular desde 2009, nomeadamente na área do design gráfico / comunicação e na criação de projectos pedagógicos, tendo realizado em co-criação com Mónica Samões os ateliers de pesquisa artística para crianças Clube Redondo (2011), o projecto de leituras encenadas Uma Cadeira na Montanha (2012) e o RádioLab VAIVEM – um projecto de Rádio-Arte realizado com crianças.