© Ewelina Grzechnik

PAULINA SZCZĘSNA – In Between

ESTREIA ABSOLUTA

Camarim Cine-Teatro Louletano
Qui 17 OUT / Sáb 19 OUT / Sex 25 OCT - 18h00 > 20h30 *

Camarim Teatro das Figuras, Faro
Sex 18 OUT / Qui 24 OUT / Sáb 26 OUT - 18h00 > 20h30 *

* Performance para um espectador, em EN / Sessões contínuas de 20 minutos, mediante inscrição prévia.

PERFORMANCE / 20' / M16 / Entrada Livre
Inscrições: info@festivalveraoazul.com / +351 963 579 289

Como conta o mito intemporal, Orfeu vai para o Submundo para conseguir de volta a sua amada Eurídice. A única regra: não olhar para trás. No caminho de regresso ela virá atrás de si, mas ele não pode olhar para trás e confirmar se ela ainda lá está. No momento em que toca no mundo dos vivos olha para trás, e Eurídice desaparece.
Por que é que não pode olhar para trás? O que é que não pode ver? O que viu?

Nesta performance, duas pessoas encontram-se – de costas voltadas. Não podem olhar para trás. É sobre honestidade, presença, encontro e o ‘outro’.
O que se vê quando se ouve? O que se sente quando se olha com as costas? Estou na minha cadeira, sento-me ali e encontro-te. Para que possa ser tu durante um momento. E tu possas ser eu. E que possamos tornar-nos um pelo meio, durante um momento.
Atreves-te a olhar para trás?


Nascida na Polónia em 1990, Paulina terminou o seu mestrado em Estudos Culturais na UKSW (Varsóvia), onde pesquisava as semelhanças entre cultura pop e religião e o corpo andrógino.
Começou a sua viagem de teatro com os teatros físicos e mímico. Em 2019 terminou um curso de Advanced Devising Practice, em LISPA/arthaus.berlin, que se baseia no método Lecoq.
Fascina-a tudo o que fica “entre”: entre o teatro e a realidade, a máscara e o self, eu e tu, o arquétipo e o actual paradigma em mudança. Ultimamente tem vindo também a explorar vídeo, projecções, paisagens sonoras e escrita de canções.
Enquanto mediadora de teatro e representação, o seu maior interesse é em improvisação, no sentido em que traz o actor para o estado mais real e vulnerável, o que traz consigo eventos inesperados e uma honestidade desarmante.