© Jose Caldeira

NUNO LUCAS – Workshop de Voz e Composição em Coro

Sala Multiusos do Palácio Gama Lobo, Loulé
12 + 13 DEZ - 10h30 > 13h30 / 15h00 > 18h00

M18 / Dirigido à comunidade artística, profissionais ou amadores com interesse na utilização da voz e na experiência de cantar em coro e, sobretudo, interesse e disponibilidade em aprender e estar em grupo. Limitado a 12 participantes

INSCRIÇÕES 
Até 10 Dezembro através do preenchimento do formulário online

+ INFO: info@festivalveraoazul.com

Nuno Lucas colabora desde 2014 com o colectivo francês Encyclopédie de la Parole, projecto artístico que explora a palavra falada em todas as suas formas.

Este colectivo interessa-se por coleccionar gravações sonoras da voz humana na sua complexidade e em diferentes línguas. Depois indexa-as, de acordo com fenómenos específicos que compõem o modo como as pessoas falam, por exemplo a sua cadência, timbre, tipo de expressão, ênfase, espaçamento, componentes melódicas, entre outras.

A partir desta colecção, composta hoje em dia por mais de mil documentos sonoros, a Encyclopédie de la Parole faz uso dessas gravações para realizar obras de arte sonora, performances, espectáculos, conferências, concertos e instalações. O projecto é liderado por um colectivo de poetas, actores, artistas visuais, etnógrafos, músicos, curadores, encenadores, coreógrafos e produtores de programas de rádio. Cujo lema é: “Somos todos especialistas em falar”.

Neste workshop serão partilhadas algumas das abordagens utilizadas no trabalho destes documentos sonoros, assim como na modalidade de replicar esses documentos em formato coral.

NOTA – O workshop será realizado em português, sendo importante alguma agilidade com a língua inglesa e outros idiomas. Não é necessário que os participantes sejam poliglotas, mas sim que tenham facilidade em se exporem a línguas desconhecidas, sendo esta uma componente importante da metodologia de trabalho.