© Bruno Simão

JOHN ROMÃO / COLECTIVO 84 – ANJINHOS & Vais ouvir Fogo Filho da Puta

ANJINHOS
Leitura radiofónica a partir de texto de Rodrigo Garcia (20 Minutos)
– Rádio Litoralgarve (www.litoralgarve.com), dia 20 às 16h00
– RUA FM 102.7 (Dia / Hora a definir)
– Rádio Zero (www.radiozero.pt)

ANJINHOS é um texto radiofónico escrito por Rodrigo García em 2004, que foi apresentado uma única vez em todo o mundo, em Valencia. O texto cataloga as várias maneiras segundo as quais o mundo das crianças é determinado pelo dos adultos. Com enorme clareza, humor e violência, investiga os sistemas de paternidade, educação, disciplina, cuidados e bem-estar que definem o mundo das crianças.
ANJINHOS, de modo directo e provocante, gira em torno do facto de que serão adultos quem ouvirá aquela estação de rádio e ouvirá, então, as crianças falar sobre a maneira como os adultos projectam neles o seu mundo:
“Este é um programa de rádio infantil, ou seja, um programa que as crianças fazem para os adultos. Seremos menos infantis que vocês em questões irrelevantes, como levar a comida à boca ou matar desconhecidos.Se há crianças a ouvir este programa, que desliguem o rádio porque já sabem o que vou dizer, e que se apliquem em coisas mais drásticas e excepcionais do que meter-se na cama, ler um conto e dormir. Se há adultos a ouvir este programa, que o ouçam, ou seja, que se dediquem a algo mais drástico e excepcional do que ir para a cama, embebedar-se, bater nos outros e dormir.Se há adultos a ouvir digo-vos já:
Vão ouvir ferro, vão ouvir fogo, vão ouvir rancor, filhos da mãe. Nós aprendemos tudo de vocês.Nós aprendemos de vocês o pior e conseguimos dar-lhe a volta. Encontrámos-lhe utilidade.”
Vozes crianças – Alice, Lucie Blue, Marta, Matilde, Simão e Tomás

VAIS OUVIR FOGO FILHO DA PUTA
Instalação (Loop, 15 Minutos)

A partir do texto Anjinhos, de Rodrigo Garcia