© Sara Pinheiro

GUSTAVO CIRÍACO – Entre Cães e Lobos

LAGOS
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA: 15 > 18 OUT 2018
Escola Básica 1º Ciclo Bairro Operário

LOULÉ
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA: 23 OUT > 4 NOV 2018
CONVERSA ABERTA: 30 OUT 2018, 18h30
Auditório do Convento do Espírito Santo

Entre Cães e Lobos é a terceira obra da triologia Gentileza de um Gigante do criador brasileiro Gustavo Ciríaco. É um projecto cénico imersivo de construção de paisagens limiares entre a claridade e a escuridão.
Em 1962, alertada por um amigo sobre os efeitos mortais que o uso indiscriminado de pesticidas tinha causado num santuário de pássaros, a americana Rachel Carlson começou a investigar o assunto e escrever o que se tornaria um dos livros mais influentes do século XX, Primavera Silenciosa. Nele o perigo de uma primavera sem pássaros, sem insectos, fez a autora tornar públicos os efeitos nocivos da acção humana descontrolada sobre o ambiente.
Inspirada nesse alerta nasce a trilogia Gentileza de um Gigante, a qual marca a investigação do coreógrafo Gustavo Ciríaco em torno da relação do homem com a natureza através da invenção do conceito de paisagem.

A partir da colecção de relatos e descrições de paisagens que deixaram de existir, guardadas apenas nas memórias de idosos, e de paisagens oníricas desenhadas e imaginadas por crianças, Gustavo criará um espectáculo que pretende ser um mergulho sinestésico na experiência de paisagem de homens e mulheres em pontos extremos das suas biografias.
Entre chien et loup, antiga expressão idiomática francesa, designa aquele momento do dia no seu limiar com a noite, região do lusco-fusco, onde as sombras avançam e um cão se faz lobo e o lobo se faz cão aos nossos olhos e imaginações. O projecto inspira-se, portanto, nas horas do crepúsculo e na luminosidade reduzida para investigar condições de visibilidade e modos de traduzir experiências de paisagem na sala escura do teatro.

© Gustavo Ciríaco

Ciríaco é acolhido em residência pelo Verão Azul para a criação deste projecto cénico, que se apresentará em 2019 na 9ª edição do festival.
A sua residência divide-se em duas etapas: a primeira fase em Lagos, integrada no projecto Gymnasium – Laboratórios de experimentação artística em contexto escolar, da casaBranca, onde trabalhará com crianças que transmitirão as suas ideias de paisagens imaginárias; a segunda fase em Loulé, em colaboração com o Cine-Teatro Louletano, onde trabalhará com um grupo de adultos seniores sobre paisagens que deixaram de existir e permanecem apenas nas suas memórias.

No final da residência em Loulé, Gustavo e sua equipa abrem o processo através de uma conversa aberta, onde explicam as suas práticas e como foi a experiência no território algarvio.


Coreografia e concepção: Gustavo Ciríaco
Performers: Daniel Pizzamiglio e Júlia Salem
Cenografia: Sara Vieira Marques
Iluminação: Tomás Ribas
Figurinista: Sara Zita Correia
Direcção de Produção: Jesse James
Direcção de Comunicação: António Pedro Lopes
Administração: Missanga Antunes
Co-produção: casaBranca – Festival Verão Azul / Cine-Teatro Louletano, 23 Milhas – Ílhavo
Apoio a residências: Festival Verão Azul (PT), Festival Materiais Diversos (PT), NAVE (CH), Espaço do Tempo (PT)

Gustavo Ciríaco é um artista e coreógrafo nascido no Rio de Janeiro e residente em Lisboa. O seu trabalho faz convergir elementos da dança, do paisagismo, da arquitectura e das artes visuais, onde a materialidade do contexto, a sua partilha sensível e a ficção dialogam em interacção com a presença do público.
As suas obras foram já apresentadas internacionalmente em teatros, festivais, galerias, museus e centros de arte contemporânea na Europa, América do Sul, Central e do Norte, Ásia e Médio-Oriente.
Em Portugal o seu trabalho foi acolhido no Museu Berardo, Culturgest, Teatro Maria Matos, Alkantara Festival, TNDM II, Museu Fundação Serralves, Maus Hábitos, Walk & Talk Azores, Verão Azul, Galeria ZDB, Temps d’Images, entre outros.
Foi artista residente no Hemispheric Institute (Nova Iorque), Les Récollets (Paris), BCS (Taipei), PAR (Montevideu), Al Mammal Foundation (Jerusalém), Tokyo Wonder Site (Tóquio) e Mercat de Flors (Barcelona).
Realizou workshops e palestras em Saigão, Nova Iorque, Taipei, Lyon, Fortaleza, São Paulo, Lisboa, Porto, Ponta Delgada, Rio, Paris, Santiago, Tóquio, Ramallah, Paris, Madrid, Tóquio e Montevideu.