© Rui Carlos Mateus

ANTÓNIO JORGE GONÇALVES e LBC SOLDJAH – Válvula

CCL - Centro Cultural de Lagos
Sex 5 NOV 14h30 - Sessão Escolas
Sáb 6 NOV 16h00

Espectáculo - Palestra / Concerto / 60' / M12
Menores 18 - 3€ / Maiores 18 - 5€

30% Música / 40% Graffitti / 30% Político

Válvula é um espectáculo para adolescentes, jovens e adultos que parte da história do graffiti para nos levar numa viagem com diversas perguntas: porque desenhamos nas paredes desde há milhares de anos? São esses traços transgressão ou arte? Comunicação ou ocupação? Pode a desobediência ser legítima?

Nesta performance / palestra / concerto de hip-hop o artista visual e ilustrador António Jorge Gonçalves guia-nos com palavras e desenhos pelos riscos que caçadores-recolectores fizeram nas rochas há 30.000 anos, pelas anotações desenhadas dos romanos nas paredes das casas em Pompeia e pelos murais mexicanos de há 100 anos atrás, enquanto o MC e activista Flávio Almada aka LBC Soldjah nos leva com palavras e música até às contradições sociais das nossas cidades. Tudo para podermos compreender as pinturas a lata de spray que enchem em sobressalto os nossos muros.


Criação: António Jorge Gonçalves, Flávio Almada
Interpretação: António Jorge Gonçalves (palavras e desenho digital), LBC Soldjah (palavras e música)
Direcção e produção musical: RAS M
DJ: ERRY G
Produção: Culturproject
Uma Encomenda: Lu.Ca – Teatro Luís de Camões


António Jorge Gonçalves estudou Design de Comunicação e Cenografia para Teatro. Autor de novelas gráficas, tem colaborado com diversos escritores na criação de livros onde texto e imagem se relacionam de forma íntima. Fez cenografia para teatro trabalhando com vários encenadores. Utilizando o desenho digital em tempo real e a manipulação de objectos em retro-projector de transparências, tem protagonizado diversas acções performativas com músicos, actores e bailarinos. Criou o projecto Subway Life, desenhando pessoas sentadas no Metro. Foi cartoonista político no Inimigo Público entre 2003-2018. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração em 2014. Leccionou Espaços Performativos na FSCH, Lisboa.

Flávio Almada aka LBC Soldjah é MC e activista, tendo formação nas áreas de Tradução, Escrita Criativa e Estudos Internacionais. É membro da Plataforma Gueto, movimento social que luta pela emancipação de negros e negras. É também formador no programa Formar Leitores/as na Escola Básica da Cova da Moura e membro da direcção da Associação Cultural Moinho da Juventude.