© João Galante

VA / Residências & Formações – 2020

De SETEMBRO a DEZEMBRO em FARO & LOULÉ

Teatro das Figuras / Gimnásio Clube de Faro / Associação Recreativa & Cultural de Músicos / Associação 289 / Cine-Teatro Louletano / Palácio Gama Lobo / Biblioteca Municipal de Loulé


Durante praticamente três meses o Mundo parou e durante esse tempo os hábitos alteraram-se. A natureza reagiu, libertou-se de gases tóxicos e mostrou a sua capacidade de regeneração, enquanto o ser humano se acostumava a não sair de casa (se a sua profissão e privilégio o permitisse) e a dar atenção a pequenos detalhes na sua vida.

Muitos não pararam – entre teletrabalho e reuniões em plataformas digitais que nos permitiram continuar ligados, definimos um quotidiano diferente, mas onde livros, música, cinema e espectáculos online foram nossos companheiros. Assumimos, de uma forma mais consciente, a importância das artes nas nossas vidas.

Também nós no Verão Azul passámos por estas experiências e, trabalhando a partir das nossas casas, íamos pensando no nosso futuro de profissionais das artes, vendo os nossos trabalhos perderem a capacidade de autonomia pela precariedade em que vivemos, mas essencialmente, porque precisamos de público e de inter-relações para vivermos.

É assim que este ano, um ano de não-festival, o Verão Azul se propõe parar e respirar, juntamente com os artistas que convidámos a estar em residência connosco em Faro e em Loulé – e que nos propõem um olhar distinto sobre o mundo.

Este ano juntamos em quatro meses as Residências Artísticas que iríamos desenvolver durante todo o ano e concentramos num período mais curto as nossas relações com o território do Sotavento Algarvio.

E é também entre Setembro e Dezembro que desenvolvemos um programa de Formação dirigido aos profissionais da região, que integra workshops e masterclasses dos artistas em Residência, num trabalho realizado em parceria com as associações ArQuente e Mákina de Cena.

Contamos também, e mais uma vez, com o apoio dos nossos parceiros e co-produtores Cine-Teatro Louletano / Câmara Municipal de Loulé e Teatro das Figuras, com quem seguimos lado a lado na montagem desta programação, e que permitem que este projecto desenvolva, de uma forma mais próxima, as suas relações com o(s) território(s).


Residências 2020

Residências 2020

Artistas em Residência em Faro e Loulé
Formações 2020

Formações 2020

Faro & Loulé
Programa Público

Programa Público

Onde e quando