Galeria LAR Qui 23 OUT, 18h30
Mis padres: Romeo y Julieta é o quarto livro de poemas de Pablo Fidalgo, e é uma busca pessoal em torno da história de amor dos seus pais. Em 2014 o livro será publicado em Portugal e na Argentina.
«Eu tinha duas vidas.
Uma era uma pequena verdade, outra era uma verdade absoluta.
Qual é que pensas que escolhi?
Sei que em minha casa a pureza
é regressar cheio de sangue.
Tu limpas-me o sangue
porque pensas saber de quem é.»
Texto e leitura: Pablo Fidalgo Lareo
Pablo Fidalgo Lareo é natural de Vigo. Autor dos livros: La educación física (Pre-textos, 2010), eleito pelo El Cultural como um dos cinco melhores livros de poesia publicados em 2010 em Espanha; La retirada, com o qual ganhou o prémio Injuve de poesia em 2012; do livro de artista El tiempo de las tragedias absurdas (Fundación Cuña-Casasbellas, 2012); e de Mis padres: Romeo y Julieta (Pre-textos, 2013).
Os seus textos integram várias antologias tendo sido traduzidos para português, francês, polaco, inglês e persa. Fez parte da companhia La Tristura (2004-13). O seu trabalho tem sido apresentado em Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Polónia, Uruguai, Brasil e Argentina.
Como comissário independente colabora com o Museu de Arte Contemporânea de Vigo, onde coordenou os ciclos Resistencias (2011) e Material memoria (2013-14). Foi também comissário do ciclo El grado cero del teatro. Reescribir la historia desde la escena (Alhóndinga Bilbao, 2014). Dirige o projecto MARCO Escena, em Vigo.