Verão Azul – Na Rua!

Na continuidade do seu trabalho, por entender que o pensamento e a acção artística não se resumem unicamente à criação de objectos artísticos, e assumir como vital e urgente a criação de espaços de partilha e diálogo crítico que privilegiem as expressões contemporâneas nas suas diversas áreas e linguagens, a casaBranca organiza desde 2011 em Lagos o Festival Verão Azul.

Pretende-se criar na cidade um espaço multidisciplinar que privilegie a criação contemporânea, conciliando a apresentação de obras de artistas consagrados com um percurso já firmado e reconhecido, com a apresentação de trabalhos de jovens criadores emergentes e de carácter mais experimental e de difícil categorização.

Num evento que assume um carácter regular, tem realização anual prevista para os meses de Setembro/Outubro, e intercala uma edição de formato mais restrito sujeito a temáticas específicas com uma edição alargada, apresentando trabalhos na área das artes performativas, música e artes-visuais.

Esta segunda edição do Festival apresenta um evento quase exclusivamente dedicado ao espaço público – Rua, onde para além do espectador informado se procura que o confronto com um público desprevenido traga outras perspectivas de percepção dos objectos artísticos.

Por outro lado, e porque um dos objectivos é pensar um projecto vocacionado para a conquista de públicos e para o enraizamento na região de um evento que sustente novas dinâmicas culturais locais e que amplifique as já existentes, integram-se projectos que trabalhem com as comunidades locais e artistas locais e/ou as incluam nos objectos artísticos.

A exemplo disto surge o espectáculo “Na Rua” do Teatro Útero, que inclui a realização de um workshop com participantes locais que integrarão a performance a ser apresentada, e a peça para ensemble que o músico e compositor Vítor Rua irá apresentar com os Prayers of Sanity, conhecida banda algarvia de Trash Metal com quem o guitarrista irá trabalhar ao longo de uma semana. O resultando será apresentado sob o formato de um concerto no LAC – Laboratório de Actividades Criativas.