© Magda Bizarro

TIAGO RODRIGUES / TNDMII – António e Cleópatra

Teatro das Figuras
Sex 27 OUT, 21h30

Teatro / 2014 / 80' / M12 / 10€ / 7.5€

Se dizemos um dos nomes, o outro surge de seguida. A nossa memória não consegue evocar um sem o outro.
Plutarco escreveu que, a partir deles, o amor passou a ser a capacidade de ver o mundo através da sensibilidade de uma alma alheia.
Misturaram amor e política e inventaram uma política do amor. São uma história de amor histórico. São um romance baseado em acontecimentos reais frequentemente romanceados.
Shakespeare ergueu-lhes um monumento verbal que transformou na verdade mais verdadeira aquilo que nunca lhes aconteceu.
No filme de Mankiewicz que levou a 20th Century Fox à falência, Richard Burton e Elizabeth Taylor foram o casal celuloide e real que eles nunca e sempre foram.
Neste espectáculo que Tiago Rodrigues escreve e dirige, Sofia Dias e Vítor Roriz são a dupla aqui-e-agora do que eles foram ali-e-então.
São e não são António e Cleópatra. São o António a ver o mundo pelos olhos da Cleópatra. E vice-versa. Sempre vice-versa. Vice-versa como regra do amor. Vice-versa como regra do teatro.
Este espectáculo é ver o mundo através da sensibilidade das almas alheias de António e Cleópatra.


Texto: Tiago Rodrigues com citações de António e Cleópatra de William Shakespeare
Encenação: Tiago Rodrigues
Com: Sofia Dias e Vítor Roriz
Cenografia: Ângela Rocha
Figurinos: Ângela Rocha, Magda Bizarro
Desenho de luz: Nuno Meira
Música: excertos da banda sonora do filme Cleópatra (1963) de Alex North
Colaboração artística: Maria João Serrão, Thomas Walgrave
Construção do mobile: Decor Galamba
Produção executiva: Rita Forjaz
Produção executiva na criação original: Magda Bizarro, Rita Mendes
Produção: TNDM II a partir de uma criação original pela companhia Mundo Perfeito
Co-produção: Centro Cultural de Belém, Centro Cultural Vila Flôr, Temps d’Images
Residência artística: Teatro do Campo Alegre, TNSJ, alkantara
Agradecimentos: Ana Mónica, Ângelo Rocha, Carlos Mendonça, Luísa Taveira, Manuela Santos, Toninho Neto, Rui Carvalho Homem, Salvador Santos, Bomba Suicida
Apoio: Museu de Marinha


Tiago Rodrigues (1977) – Director artístico do Teatro Nacional D. Maria II. Actor, dramaturgo e encenador cujo teatro subversivo e poético o afirmou como um dos mais relevantes artistas portugueses.
Aos 21 anos desiste da escola de teatro para trabalhar com a companhia belga tg STAN tendo cocriado e interpretado espectáculos apresentados em mais de 15 países. Em 2003 criou a estrutura Mundo Perfeito em conjunto com Magda Bizarro, onde desenvolveu um trabalho fortemente baseado na colaboração artística e nos processos colectivos, criando mais de 30 peças entre 2003 e 2014, e fazendo digressão em países como Portugal, Bélgica, Brasil, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos da América, França, Holanda, Itália, Líbano, Noruega, Reino Unido, Singapura, Suécia e Suíça. Durante esse período, Rodrigues também colaborou com artistas da Bélgica, Líbano, Holanda e Brasil. Uma das suas criações Três dedos abaixo do joelho foi duplamente premiada na categoria de Melhor Espectáculo de Teatro 2012 pela SPA e Globos de Ouro.
Foi professor convidado na escola de dança contemporânea PARTS, em Bruxelas, dirigida pela coreógrafa Anne Teresa De Keersmaeker. Lecciona frequentemente em diversas escolas de teatro e dança em Portugal e no estrangeiro.
Profundamente enraizado numa tradição de teatro colectivo, as suas últimas peças destacam-se pela forma como manipulam documentos com ferramentas teatrais, combinando as vidas pública e privada e desafiando a nossa percepção de fenómenos históricos e sociais.