Primeiro fim-de-semana divide-se entre Faro e Loulé

Na sexta-feira, 18 de Outubro, o Teatro das Figuras, em Faro, recebe o músico espanhol Niño de Elche, também conhecido como o homem que bombardeou o flamenco, segundo o jornal El Mundo. Às 21h30, será apresentado o seu mais recente projecto Colombiana, um disco que está a mudar a forma de ver a música em Espanha e em particular o flamenco.
Para a apresentação de Colombiana, o Verão Azul conta o apoio do Programa para a Internacionalização da Cultura Espanhola (PICE) / Mobilidade da Acción Cultural Española (AC/E).

© Alvaro Perdices

Mais tarde, por volta das 23h30, o Verão Azul inaugura o ponto de encontro do festival em Faro, no Gimnásio Clube de Faro, com Variações à Guitarra Portuguesa, do talentoso músico algarvio Ricardo J. Martins, um concerto que certamente ficará marcado por muitos improvisos.

Durante o fim-de-semana, outros nomes vão estar em destaque, como é o caso de Cátia Pinheiro, que leva The Walk #2 às ruas de Loulé, nos dias 19 e 20 de Outubro. Trata-se de um percurso-áudio site-specific que se serve da cidade e das pequenas ficções dela extraídas para conduzir os espectadores numa viagem única e pessoal.
Em Loulé, o início do percurso faz-se a partir das 15h00, do Convento do Espírito Santo. As saídas serão individuais, com intervalo de quatro minutos entre cada espectador e os bilhetes podem ser adquiridos no Cine-Teatro Louletano. The Walk #2 foi desenvolvido no âmbito de uma residência realizada pela artista no Algarve. Nos dias 1 e 2 de Novembro, é apresentado em Lagos, a partir da Messe Militar de Lagos.

No sábado, dia 19 de Outubro, Raquel André apresenta Colecção de Artistas, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano. Para este novo espetáculo, estreado em Setembro, no Teatro Nacional D. Maria II, a artista criou uma colecção que se ocupa de cada artista, das suas práticas e ferramentas de trabalho, bem como dos seus pensamentos e biografias. Este trabalho integra a tetralogia intitulada Colecção de Pessoas.

© Afonso Sousa

Às 23h30, no ponto de encontro do festival em Loulé, no Auditório do Solar da Música Nova, será possível assistir ao concerto da rapper portuguesa Russa. Como todas as actividades programáticos que se realizam nos ponto de encontro do Verão Azul, este evento é de entrada livre.

Em Faro, o colectivo chileno MilM2 (mil metros quadrados) vai percorrer as ruas da cidade (19 e 20 de Outubro) com o Proyecto Pregunta, um dispositivo que pretende incentivar a participação cívica, promover o debate no espaço público sobre questões sociais e que contará com a colaboração de um grupo de voluntários da comunidade local. O projecto será também apresentado em Quarteira, nos dias 26 e 27 de Outubro.