Tó trips e Tiago Gomes encerram Verão Azul em Lagos.

Além do concerto de encerramento de Tó Trips e Tiago Gomes, última semana do Verão Azul chega a Lagos com vários espectáculos de teatro, sessões de cinema, uma masterclass e um percurso áudio pela cidade.

Depois Loulé e Faro, é a vez de Lagos acolher a programação da nona edição do Verão Azul – Festival Internacional de Artes, que encerra no próximo sábado, dia 2 de Novembro. Às 21h30, o Centro Cultural de Lagos apresenta o concerto-performance On the Road (Pela Estrada Fora), de Tó Trips e Tiago Gomes, a banda sonora que encontraram para o livro homónimo de Jack Kerouac, um clássico e ícone da beat generation.

© Vagabundos da Nite

Até lá, ainda há mais para ver no festival que recomeça já amanhã, dia 30 de Outubro, com um espectáculo dedicado exclusivamente à comunidade escolar. Às 10h30, no Parque da Cidade, Cláudia Gaiolas apresenta Antiprincesas – Clarice Lispector, uma peça de teatro inspirada na vida da escritora e jornalista brasileira. Este projecto integra o ciclo Antiprincesas, uma série de quatro espectáculos criados por Cláudia Gaiolas, sobre mulheres que marcaram a história, como Frida Kahlo, Violeta Parra e Juana Azurduy.

© José Frade

No mesmo dia, às 21h30, Raving Iran, da realizadora alemã Susanne Regina Meures, é exibido na Galeria LAR. O filme conta-nos a história de dois amigos DJs que vivem diariamente sob a ameaça da censura no Irão, num mundo secreto e underground, mas com uma vontade imensa para viver e realizar os seus sonhos. A sessão é de entrada livre.

No dia 31 de Outubro, às 10h30, no Centro Cultural de Lagos, Márcia Lança e Nuno Lucas propõem um espectáculo para famílias com crianças a partir dos quatro anos, mas também para o público em geral. Por esse Mundo Fora é uma peça teatro onde o protagonistas vão encher o palco de caixas de cartão e mostrar como a curiosidade nos pode levar a superar os nossos limites. Os bilhetes para o espectáculo têm o preço único de 3 euros.

Também na quinta-feira (31 de Outubro), às 21h30, o Verão Azul volta a estar na Galeria LAR com mais uma sessão de cinema, desta vez com o premiado filme de João Salaviza e Renée Nader Messora. Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos resulta do convívio de anos que os realizadores tiveram com o povo krahô, no norte do Brasil. Em 2018, o filme venceu o prémio especial do júri da secção Un Certain Regard do Festival de Cannes.

Depois do sucesso em Loulé, Cátia Pinheiro apresenta em Lagos The Walk#2, um percurso-áudio criado especificamente para a cidade e que nos propõe uma reflexão acerca do espaço que habitamos e da relação que com ele temos. Na sexta e no sábado, 1 e 2 de Novembro, o percurso faz-se a partir da Messe Militar de Lagos, às 15h00. As saídas serão individuais das 15h00 às 16h55. O bilhete (5€) deverá ser adquirido na bilheteira do Centro Cultural de Lagos.

Raquel André veio este ano ao Verão Azul em dose dupla. A artista – depois de apresentar Colecção de Artistas, em Loulé, o terceiro e mais recente volume da sua tetralogia intitulada Colecção de Pessoas – leva ao Centro Cultural de Lagos Colecção de Amantes, um espectáculo sobre vários encontros. Entre Portugal, Brasil, Polónia, Chile, Noruega, Argentina ou Canadá, Raquel André já coleccionou 230 amantes, pessoas de várias nacionalidades, de géneros e idades, que aceitaram encontrar-se com ela e, numa hora, construíram uma intimidade ficcionada, capturada pela memória e fotografias. O espectáculo realiza-se às 21h30.

© Tiago Jesus Brás

Aproveitando a presença de Raquel André em Lagos, será ainda realizada uma masterclass gratuita com a artista, sobre o coleccionismo nas artes performativas. Esta iniciativa vai decorrer no espaço do Teatro Experimental de Lagos, no sábado, dia 2 de Novembro, das 10h30 às 13h30.

No dia 2, depois do espectáculo de Tó Trips e Tiago Gomes, o Verão Azul convida o público a encerrar a nona edição do festival. A partir das 23h00, no LAC – Laboratório de Artes Criativas, na antiga cadeia de Lagos, agora lugar de liberdade e experimentação, celebra-se nesse mesmo dia o encerramento da exposição da edição de 2019 do projecto de arte urbana ARTUrb.