© Magda Bizarro

TIAGO RODRIGUES / MUNDO PERFEITO – By Heart

CCL – Centro Cultural de Lagos
Sáb 25 OUT, 21h30

Teatro / M12

Em By heart, Tiago Rodrigues ensina um poema a 10 pessoas. Essas 10 pessoas nunca viram o espectáculo e não faziam ideia que poema iam aprender de cor à frente do público.
Enquanto os ensina, Tiago Rodrigues vai desfiando histórias sobre a sua avó quase-cega misturadas com histórias sobre escritores e personagens de livros que, de algum modo, estão ligados à sua avó e a ele próprio.

Esses livros também estão lá, em palco, dentro de caixotes de fruta. E à medida que cada par de versos vai sendo ensinado ao grupo de 10 pessoas, vão emergindo ligações improváveis entre o vencedor do Nobel Boris Pasternak, uma cozinheira do norte de Portugal e um programa de televisão holandês chamado Beleza e Consolação. E o mistério da escolha do poema que as 10 pessoas decoram vai sendo esclarecido.

By heart é uma peça sobre a importância da transmissão, do invisível contrabando de palavras e ideias que apenas guardar um texto na memória pode oferecer. É sobre um teatro que se assume como esse lugar de transmissão do que não pode ser medido em metros, euros ou bytes. É sobre o esconderijo seguro que os textos proibidos sempre encontraram nos nossos cérebros e nos nossos corações, garantia de civilização mesmo nos tempos mais bárbaros e desolados.

Como diria o professor de literatura George Steiner numa entrevista ao programa de televisão Beleza e Consolação: “Assim que 10 pessoas sabem um poema de cor, não há nada que a KGB, a CIA ou a Gestapo possam fazer. Esse poema vai sobreviver”. Em última análise, By heart é uma recruta para a resistência que só termina quando os 10 guerrilheiros souberem o poema de cor.


Texto, encenação e interpretação: Tiago Rodrigues
Texto com fragmentos e citações de William Shakespeare, Ray Bradbury, George Steiner, Oliver Sacks, Joseph Brodsky, entre outros…
Cenário, adereços e figurino: Magda Bizarro
Apoio técnico: André Calado
Imagem do cartaz: Westwood & Strides
Direção de produção e fotografia de cena: Magda Bizarro
Assistência de produção: Rita Mendes
Produção: Mundo Perfeito
Co-produção: O Espaço do Tempo, Maria Matos Teatro Municipal


TIAGO RODRIGUES (nascido em 1977) é um actor, dramaturgo e encenador cujo teatro subversivo e poético o afirmou como um dos mais relevantes jovens artistas portugueses.
O seu ritmo de trabalho é surpreendente: com a sua companhia, Mundo Perfeito, criou cerca de 30 peças durante a última década. Tem também colaborado com outras companhias, coreógrafos e cineastas, assim como tem dedicado uma parte da sua actividade ao ensino, à curadoria e ao desenvolvimento de projectos artísticos comunitários. O seu trabalho tem sido apresentado nalguns dos mais importantes teatros e festivais da Europa, América Latina e Médio Oriente. Rodrigues tem colaborado com artistas da Bélgica, Líbano, Holanda e Brasil.
Profundamente enraizado numa tradição de teatro colectivo, as suas últimas peças destacam-se pela forma como manipulam documentos com ferramentas teatrais, combinando as vidas pública e privada e desafiando a nossa percepção de fenómenos históricos e sociais.


O Mundo Perfeito tem combatido as forças do mal desde 2003, ano em que nasceu na cozinha de um T2 na Amadora. O seu nome traduz a ironia dum olhar crítico sobre o presente e o idealismo dum olhar optimista face ao futuro. É também um nome que faz as pessoas sorrir, seja por que razão for.
Organizado em volta do trabalho artístico de Tiago Rodrigues, que partilha a direcção com Magda Bizarro, o Mundo Perfeito é reconhecido pela qualidade do seu trabalho, por uma actividade intensa e pela permanente tentativa de inovar e de se reinventar. Além de produzir o trabalho artístico de Tiago Rodrigues, esta pequena estrutura destaca-se também pelo trabalho com autores e no campo da nova dramaturgia, tal como pelo espírito de colaboração com artistas nacionais e internacionais.

No plano da dramaturgia, o Mundo Perfeito organizou o projecto Urgências, que deu origem a três espectáculos e levou à cena mais de duas dezenas de peças de dramaturgos portugueses. Recentemente, em Hotel Lutécia, Tiago Rodrigues dirigiu textos de alguns dos mais importantes novos autores portugueses a par de textos inéditos de criadores internacionais como Tim Etchells ou Nature Theatre of Oklahoma. Ainda nível da colaboração com artistas internacionais, destacam-se as criações Berenice, em co-produção com a companhia belga tg STAN, Yesterdayʼs Man, de Tiago Rodrigues com os artistas libaneses Tony Chakar e Rabih Mroué, e o projecto Estúdios, que desde 2008 tem dado origem a vários espectáculos, promovendo a colaboração de artistas portugueses com criadores norte-americanos, holandeses, belgas, croatas, franceses, escoceses, congoleses e brasileiros.

Contando com mais de três dezenas de produções, o Mundo Perfeito já apresentou os seus trabalhos em teatros e festivais em vários países como Portugal, França, Reino Unido, Noruega, Suécia, Espanha, Eslovénia, Suíça, Líbano, Brasil, Itália, Bélgica, Holanda e Singapura. Nos últimos anos, o Mundo Perfeito tem apostado no trabalho de alguns jovens criadores e continuará a produzir artistas emergentes.

Entre os trabalhos mais recentes produzidos pelo Mundo Perfeito, destacam-se Se uma janela se abrisse (nomeado para o prémio de Melhor Espectáculo de 2010 pela SPA), Hotel Lutécia, Tristeza e alegria na vida das girafas e Três dedos abaixo do joelho (nomeado para a categoria de Melhor Texto Português Representado em 2012 e premiado na categoria de Melhor Espectáculo de 2012 pela SPA; vencedor dos Globos de Ouro na categoria Melhor Peça de Teatro 2012), exemplos de uma busca permanente de novas formas de combater as forças do mal.