Teatro das Figuras, Faro Sáb 28 OUT, 21h30 Concerto / M12 / 12€ / 8€
O titulo do álbum Statea – que significa “balança” em italiano antigo – é uma referência a “escalas” — uma alusão ao equilíbrio perfeito entre duas unidades de medida.
Inicialmente estranha, a colaboração entre o mexicano Fernando Corona (Murcof), figura de proa do ambient, e Vanessa Wagner, multipremiada pianista clássica francesa, apresenta uma lógica sublime. Possuindo ambos formação clássica, percorreram trajectos diferentes, tendo convergido no entusiasmo partilhado pelo minimalismo.
Murcof e Wagner consideraram que as composições particulares de Arvo Pärt, Ligeti, John Cage, Erik Satie ou Philip Glass seriam um recreio musical onde poderiam exprimir as suas qualidades. A selecção foi mediada por uma concepção abrangente de minimalismo, incluindo peças clássicas e peças mais obscuras, interrompidas por uma breve e propositada inclusão de Avril 14th de Aphex Twin, figura iconoclasta da música electrónica.
Statea oferece uma ambiciosa e fascinante definição do género modern classical. Enquanto muitos projectos que cruzam géneros se limitam a capturar a proeza instrumental, Murcof e Wagner mergulham profundamente na sua textura sónica, combinando a mestria técnica e o desejo de ir além das barreiras criativas.