© Bruno Simão

DANIEL MATOS – Vära

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
3 > 9 MAI CAMADA – Centro Coreográfico, Faro

WORKSHOP - O Infinito do Vazio
8 MAI CAMADA – Centro Coreográfico, Faro

APRESENTAÇÃO
7 SET 21h30 Teatro das Figuras, Faro
M16 / Dança - Bilhetes Disponíveis

Após a estreia em Lagos de VÄRA, em Janeiro de 2022, o VA convida Daniel Matos para uma residência de criação associada à apresentação do espectáculo em Faro no Teatro das Figuras.
Daniel Matos realiza também um Workshop de Dança, onde o concreto e o abstracto, o físico e o emocional, a certeza e a dúvida surgem como pontos de partida para a imersão no universo de criação de VÄRA.


VÄRA é um objecto coreográfico que surge na urgência do encontro entre corpos.
Em palco, sete corpos habitam um espaço cercado por plásticos, aludindo à exposição da carne num talho. É aqui que procuram e potenciam a tentativa de diálogo através da repetição, acumulando erros e ampliando o confronto com a realidade de cada um.

Estou à procura de um laboratório daqueles muito brancos e frios e azuis, parecidos a um talho no momento em que se acendem as luzes da cozinha, onde possamos pendurar a pele. Um sítio onde nos beijemos e toquemos violino juntos, dentro de carcaças, descalços, a vindimar o fígado… Onde passe um techno-cool a meio de uma música coral ortodoxa e muitas flores, muitas muitas flores azuis, para ser bonito e para podermos ser felizes.
Daniel Matos


© Daniel Matos

Direcção Artística, Coreografia e Conceito: Daniel Matos
Performers e Co.criadores: Adriana Xavier, Joana Pinto, Jean-loup Gayrard, Lia Vohlgemuth, Marco Olival, Mélanie Ferreira & Sofia Kafol
Colaboração Artística e Assistência de Ensaio: Beatriz Marques Dias
Desenho de Luz: Manuel Abrantes
Direcção Técnica: Raúl Seguro
Banda Sonora Original: João Galante aka Coolgate
Espaço: Daniel Matos & Diogo Silva
Fotografia: Rui Palma
Fotografia de Cena: Bruno Simão
Adereços Têxteis: Marina Tabuado
Comunicação: Maria Tsukamoto
Direcção de Produção e Administração: Joana Flor Duarte
Assistência de Produção: Filipa Garcez
Grafismo: Sergiu Toma

Produção: CAMA a.c.
Co-Produção: Câmara Municipal de Lagos
Residências Artísticas de Co-Produção: O Espaço do Tempo, VERÃO AZUL (casaBranca), Teatro das Figuras
Apoio: Estúdios Victor Córdon / OPART, Musibéria, Companhia Olga Roriz, Teatro Experimental de Lagos, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Pro.Dança, Estúdio CAB, Casa da Dança de Almada, Casa das Laranjeiras, Herdade do Freixo do Meio, Escola de Dança de Lagos, CAMADA – Centro Coreográfico
Agradecimentos: Sofia Soromenho, Francisco Pedro, Mariana Malheiro, Hugo Cabral Mendes

VÄRA é um projecto financiado pela República Portuguesa – Cultura / DGARTES e Ministério da Cultura Portuguesa – programa Garantir Cultura


Daniel Matos é coreógrafo, performer e artista visual.
Trabalha como criador, colaborador artístico e intérprete – a nível nacional e internacional – caminhando com Ana Borralho & João Galante, Angélica Liddell, Romeo Castellucci, Amélia Bentes, Luís Marrafa, André Uerba, entre outros.
Desde 2016 assina as suas criações, através de práticas multidisciplinares, mas sempre com foco no corpo como campo de pesquisa biográfico, físico e emocional, questionando e redesenhando a ideia de limite.
Fundou a CAMA a.c. – estrutura para o desenvolvimento das artes performativas, sediada em Lagos, onde assume a direcção artística e é artista residente.