© António Jorge Gonçalves

ANTÓNIO JORGE GONÇALVES – Desenhar do Escuro

Apresentação de Livro & Masterclass
LAGOS - LAC Laboratório de Actividades Criativas
Sex 5 NOV 18h30
90' / M6
50% Desenho / 30% Conversa / 20% Interação

Desenhar do Escuro apresenta o novo livro de António Jorge Gonçalves e convida os espectadores a participar numa masterclass.
Este livro tem uma história. Surge de um pedido específico de uma amiga ao autor, para lhe trazer do México lápis brancos, António Jorge guardou um e numa deambulação por papelarias descobriu um livro totalmente preto. Estes dois objectos encontram-se quando António Jorge entende que aquelas páginas às escuras precisam de ser iluminadas e o lápis branco pode ser a sua vela.
O livro apresenta uma narrativa sem palavras, construída a partir de desenhos a lápis branco sobre cadernos de cartolina preta realizados em 2020-2021. Paisagens urbanas, clausuras domésticas, deambulações pela natureza, há de tudo um pouco nos registos que o autor foi anotando ao longo dos meses. Surge assim um objecto muito cuidado e com uma tiragem assinada e numerada de apenas 250 exemplares.

Na apresentação deste livro António Jorge propõe uma interação com os espectadores através de uma masterclass dirigida ao público em geral (com duração média de 90 min.) apresentando perspectivas sobre o papel da luz na história das artes visuais – desenho, pintura, fotografia, cinema.
Abordará também as motivações e técnicas particulares utilizadas na feitura dos desenhos do livro e, caso os participantes se motivem, poderá incluir um momento oficinal orientado, com elaboração de desenhos a branco sobre suporte preto.


Um Projecto de: António Jorge Gonçalves
Parceiro Institucional: Programa Garantir Cultura – Entidades Artísticas, República Portuguesa – Ministério da Cultura