A 9ª edição do Festival Verão Azul realiza-se em Outubro de 2019, na região do Algarve, entre Lagos, Faro e Loulé. Com um novo ciclo bienal, prossegue a missão de discutir temas contemporâneos através do que de mais experimental se faz na produção artística nacional e internacional, em distintas disciplinas artísticas.
Na próxima edição vamos abrir a discussão sobre o conceito do Antropoceno – conceito popularizado por Paul Crutzen, Prémio Nobel da Química em 1995 – época que se caracteriza pelo impacto das acções do Homem no seu habitat. A região do Algarve é – tal como outras regiões pelo mundo – assolada por esta acção humana, tornando visível os efeitos do Antropoceno a nível ecológico, social e económico. Por isso, em 2019 co-produzimos pela primeira vez obras de artistas nacionais que se focam sobre este tema e que integram a próxima edição.
Por outro lado, temos consciência que como região periférica, muitas destas problemáticas discutidas localmente são invisibilizadas. É nossa intenção contrariar a ideia de que somente nos grandes centros urbanos se criam as grandes ideias e, como tal, também dar visibilidade a artistas locais, às ideias e problemáticas da região, propondo atividades para além da programação nos teatros nossos parceiros.
A próxima edição apresenta obras que pretendem questionar a relação da arte e sociedade mas também permitir que os espectadores, artistas e ativistas locais possam ter uma voz e entrar em diálogo com todas as propostas artísticas nacionais e internacionais.
Catarina Saraiva
Curadora do Festival Verão Azul 2019